FANDOM

Flor de lis

Flor de Lis ou Flor de Iris

A Flor de Lis ou flor de Iris é um género de plantas com flor, muito apreciado pelas suas diversas espécies, que ostentam flores de cores muito vivas. É também o principal símbolo do escotismo mundial, a origem deve-se a utilização da mesma em cartas náuticas representando o norte com a sua ponta, assim como uma rosa dos ventos, além de ser o símbolo da monarquia francesa desde o século XII.

A mais antiga rosa dos ventos com flor de lis conhecida. Está representada na carta de marear de Pedro Reinel de 1504

Carta Náutica

O símbolo foi escolhido por Robert Baden-Powell como representação do movimento que ele criara em 1907, pois idealizava a direção que o escotismo seguiria desde então – sempre para cima. A flor de lis para os franceses também representava pureza de espírito, luz e perfeição, atributos incorporados no escotismo até os dias de hoje.

Bsa

Boy Scouts of America

Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação … Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.

Ueb-novo-logo

Novo Emblema da UEB

Esta flor de lis como símbolo do escotismo é utilizada em quase todos os países do mundo, por isso, para diferenciar uma nacionalidade da outra, muitas vezes o emblema nacional é colocado sobre a mesma. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Águia e o escudo Nacional ficam na frente do símbolo da fraternidade mundial dos escoteiros.

No Brasil, em meados de 2011 o antigoEmblema da UEB foi substituido por um bem mais moderno e atual.

Fontes:

  • Escotismo Para Rapazes
  • P.O.R versão 2008